A pesquisa de mercado qualitativa é um dos métodos mais eficazes para entender os ambientes de vida, as atitudes e os mecanismos de decisão dos consumidores. Especialmente no setor de esportes, que é fortemente impulsionado por tendências como a digitalização, a pesquisa de mercado qualitativa frequentemente encontra seu uso na rápida detecção das tendências atuais e no desenvolvimento de uma compreensão dos consumidores. Nós apresentamos exemplos para uma aplicação bem sucedida.
Que informações os atletas querem obter de aplicativos das pessoas fitness? Como elas usam a Internet das coisas? Como as atitudes em relação ao equipamentos esportivo mudam?
As pesquisas on-line clássicas são apenas parcialmente úteis. A pesquisa de mercado qualitativa produz resultados que vão muito além do que é descoberto através da resposta a questionários on-line.
Métodos de pesquisa de mercado qualitativa:
Os métodos de pesquisa de mercado qualitativa foram altamente limitados antes da digitalização. Normalmente, os institutos de pesquisa de mercado realizaram os chamados grupos focais, o que significa entrevistas em grupo em estúdios especiais. Alternativamente, os consumidores receberam revistas para documentar, por exemplo, o comportamento de treinamento ou o uso de produtos.
Outra possibilidade foi a observação participativa: os funcionários de um instituto de pesquisa de mercado observaram os consumidores e avaliaram o comportamento. A desvantagem desses métodos: sem plataformas especiais de internet, são complexas, caras e demoradas. O número de amostras é pequeno.
Plataformas como a ISPO OPEN INNOVATION oferecem novas possibilidades através de pesquisa de mercado qualitativa em linha: os consumidores estão envolvidos diretamente no processo de desenvolvimento de produtos e suprimentos. Eles carregam fotos e vídeos para seus comentários, eles discutem temas e apresentam suas próprias ideias.
No que se segue, eu vou ter uma visão mais profunda de três métodos de pesquisa de mercado qualitativa  discussão na comunidade, co-criação e testes de produtos.

  1. Pesquisa de mercado através da discussão da comunidade

Por exemplo: Em nome de uma grande seguradora desportiva alemã, as necessidades dos usuários que receberam tratamento após um acidente esportivo foram analisadas. Os 35.000 usuários redondos da ISPO OPEN INNOVATION foram convidados a delinear seus relatórios de acidentes online.
Outros usuários discutiram os relatórios dos participantes e as perguntas dos moderadores. Além disso, um questionário on-line foi desenvolvido e feito em tempo real. Das quase 500 respostas e mais de 50 relatórios de acidentes, a empresa poderia ver claramente quais as necessidades que são importantes para os consumidores após um acidente.
A pesquisa de mercado qualitativa ajudou a seguradora a ajustar seus produtos às necessidades claramente discerníveis dos clientes.

  1. Co-criação como força motriz

Outro exemplo: o fabricante de Buggies Thule estava à procura de aplicações para tecnologia on-line inovadora. O carrinho esportivo foi integrado na Internet das coisas com a ajuda de sensores.
Mais de 50 usuários deram dicas e conselhos sobre a ISPO OPEN INNOVATION sobre quais aplicativos podem ser realizados com a ajuda da tecnologia. Um grande recurso para a empresa: a pesquisa de mercado qualitativa ajudou a Thule a identificar as aplicações importantes para a empresa e, ao mesmo tempo, chamou a atenção para o produto.

  1. Teste do produto com um protótipo

Um terceiro exemplo: a empresa Clim8 desenvolveu protótipos para uma camisa esportiva que está conectada a um aplicativo via sensores. Mais de 100 usuários receberam o T-shirt e o aplicativo através da ISPO OPEN INNOVATION. Eles poderiam testá-lo durante o treinamento. Climb8 também recebeu conselhos valiosos sobre a primeira impressão que a T-shirt fez entre os atletas e como ele se mostrou na prática. Este exemplo de pesquisa de mercado qualitativa na indústria do esporte mostra como as empresas podem usar as possibilidades inovadoras de plataformas como a ISPO OPEN INNOVATION.
Seja na fase de desenvolvimento de ideias, prototipagem ou lançamento de mercado  o feedback dos consumidores através de pesquisa de mercado qualitativa ajuda as empresas a tomar decisões específicas.
Pesquisa de mercado em linha qualitativa Vantagens
A pesquisa de mercado qualitativa em linha oferece fundamentalmente três grandes vantagens:

Vantagem 1: Vantagem de qualidade
As consultas não ocorrem em estúdios de pesquisa de mercado estéril, mas diretamente em treinamento. Fotos, vídeos e comentários podem ser carregados diretamente de um smartphone para a plataforma.
Aí, eles são discutidos e pesquisadores de mercado indexam-nos nos bastidores. Para motivar os atletas, existe uma imagem viva para os problemas.

Vantagem 2: Rapidez
A internet é mais rápida do que outros canais de comunicação. As perguntas podem ser postas e discutidas, e os relatórios de experiência carregados e complementados. As empresas já não aguardam semanas ou meses para resultados, mas apenas alguns dias.
A vantagem de velocidade através de pesquisa de mercado qualitativa em linha mostra seu valor quando os fabricantes devem tomar decisões rápidas no desenvolvimento de produtos e ofertas inovadoras. Através da rapidez, a empresa ganha vantagens competitivas valiosas.

Vantagem 3: preço
Grupos de foco, diários de consumo e observações acompanhantes são caros. Tão caro que quase as grandes empresas podem pagar esta forma de pesquisa de mercado. Os custos do projeto para pesquisa de mercado qualitativa on-line são consideravelmente menores.

  • Os custos de aquisição para o painel diminuem porque comunidades como ISPO OPEN INNOVATION possuem uma base de usuários vibrante, que é ativada rapidamente.
  • Os custos de implementação diminuem porque nenhum empregado de pesquisa de mercado adicional deve estar disponível para a pesquisa e as contribuições dos usuários.
  • Os custos de exploração também diminuem, porque o software dos pesquisadores de mercado é suportado pela análise de dados e seu recondicionamento.

Conclusão: maior qualidade, mais rápida e mais barata  pesquisa de mercado qualitativa online oferece às empresas do setor de esportes grandes oportunidades para ajustar seus desenvolvimentos mais de perto às necessidades dos consumidores.

Deixe um comentário